Liderança


Em tempos de inúmeras mudanças na Direção das organizações, tanto nas empresariais quanto em outras instituições, a exemplo da igreja católica, muito são os questionamentos sobre o que seria a liderança nesse contexto. Dessa forma, para dirimir tais dúvidas é preciso entender melhor o conceito de liderança e quais direcionamentos esta pode tomar de acordo com as mudanças que ocorrem constantemente no ambiente.
“Liderança está associada a estímulos, incentivos que possam provocar a motivação nas pessoas para a realização da missão, visão, e dos objetivos empresariais.”(STEFANO; GOMES FILHO;2004, p.130). Mas esta associação vale também não só para os objetivos empresariais, mas para objetivos de outras organizações. 
A liderança poderá assumir um carácter gerencial, visionário ou estratégico. No caso da liderança gerencial esta é mais conservadora, buscando envolver-se nas atividades do dia a dia, preocupação com a funcionalidade, responsabilidade cumprimento de procedimentos de operação, pensamento linear e determinista. Na liderança visionária há uma maior proatividade, preocupação com ideias e desenvolvimento de pessoas, maior disposição aos riscos e investimento em inovações, ênfase no conhecimento tácito e pensamento não linear. Por fim a liderança estratégica é a "simbiose" das estratégias anteriores, otimismo, ênfase no comportamento ético e formulam e implementam estratégias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário